StarWeb FrameWork - Alternativa de baixo custo ao Progress WebSpeed.
Para desenvolvimento web, hoje em dia, existem diversas linguagens/ferramentas de programação que podem ser utilizadas. Todas boas e com seus prós e contras.
Linguagens como PHP e ASP são muito utilizadas, uma vez que existem muitos recursos sobre as mesmas na web (forums, sites, exemplos, documentação). A linguagem Java, no modelo Servlet e JSP também possui diversos usuários, assim como o Perl.
Todas essas linguagens, assim como diversas outras, podem acessar bancos Progress, atravé de conexões ODBC e JDBC.
Mas para nós, usuários de 4GL Progress, acostumados a comandos simples tais como FIND e FOR EACH, os comandos do SQL, que esses drivers nos
forçam a usar, são deveras incômodos. Na verdade, não é nem o SQL que nos chateia. O que é desconfortante é não podermos utilizar a inteligência
que já possuímos em 4GL Progress. É aquela rotina de calculo de digito verificador que deve ser re-escrita em outra linguagem.
É aquele FOR EACH estiloso que havíamos montado para solucionar aquela baixa do estoque. É aquele RUN simplório que diversos programas dão numa
rotina para calcular o saldo do cliente. É aquele include esperto que usamos para gerar as mensagens de erro.
Enfim, é não podermos re-aproveitar o conhecimento que possuímos com uma linguagem que a anos já conhecemos. Isso sem falar na chatice de montar
os datasource do ODBC. Aqueles que, ainda por cima, não rodam as nossas triggers de banco.
Nesse ponto, quando falamos em Progress para web, a primeira coisa que nos vem a cabeça é o WebSpeed. Sim, ele usa 4GL, tem conexão nativa ao banco e basta configurar o broker e fazer um .pf para que rode legal.
O problema, na verdade o grande problema do WebSpeed é o seu custo. Ele é bem caro. Além dos problemas de licenças do produto (licença dos agentes) temos o problema de uso de recursos. O WebSpeed pesa na execução, uma vez que roda via broker (servidor) e mantém conexões presas ao banco, consumindo licenças do servidor de banco.
Outra coisa chata, dessa vez não apenas do WebSpeed, mas do Progress em si, é a falta de API´s. Gerar PDF? Nada. Envio de e-mail? Negativo. Geração de gráficos
(pizza, barras, etc)? Esqueça. Leitura e escrita de XML de maneira simples? Nem pensar.
É claro que essas funcionalidades podem ser conseguidas através de programação (pesada, bem pesada) ou usando-se recursos externos.
Mas isso gera uma carga de trabalho alta para a equipe de desenvolvimento. Equipe essa normalmente já tão atrasada com os projetos do dia a dia.
Existem alternativas, free, ao WebSpeed. Projetos como Blue Diamond e Íris, entre outros, podem ser úteis, mas não possuem suporte, continuidade, performance, escalabilidade, recursos, compatibilidade, etc.
StarWeb FrameWork
Linguagem de programação
O StarWeb FrameWork foi desenvolvido em 4GL Progress e usa a 4GL Progress como linguagem de programação. Sendo assim, o programador usa todos os conhecimentos que já possui de Progress para escrever seus programas. Uma vez que os programas são escritos em 4GL Progress, você pode usar livremente os includes que possui, bem como continuar a dar RUN nos programas que já possui. Se voce já conhece WebSpeed, pode usar de imediato o StarWeb FrameWork. Se voce conhece alguma linguagem para web e conhece 4GL Progress, basta uma olhada nos programas exemplos que acopanham o produto para começar a usa-lo.
Não usa broker
O StarWeb FrameWork não usa broker tal como o WebSpeed. Sendo assim, ele usa menos recursos do servidor, bem como otimiza o uso de conexões ao servidor de banco.
Conexão nativa
Uma vez que o StarWeb FrameWork é escrito em 4GL Progress e usa a 4GL Progress como linguagem de programação ele faz conexão nativa ao banco, como qualquer outra aplicação caracter ou gráfica. Você não precisa usar drivers ODBC ou JDBC. Basta configurar um script, um arquivo .pf de conexão e pronto.
Compatibilidade
Uma vez que o StarWeb FrameWork roda sobre servidores com sistema operacional Windows, Linux e Unix. Aceita servidores web Apache ou IIS. Roda sobre Progress 9 ou 10 (OpenEdge) e é compativel com programas escritos para WebSpeed.
Recursos
Uma vez que o StarWeb FrameWork possui API´s próprias para geração de arquivos em PDF, envio de e-mail, geração de gráficos (pizza, barras, linhas, etc), leitura e escrita de XML de maneira simplificada, utilização de WebServices, uso simplificado de Ajax, entre outras.
Suporte
Uma vez que o StarWeb FrameWork é em português, possui suporte local por e-mail, MSN e telefone. Mas o suporte do StarWeb FrameWork não é apenas para o produto em si, mas também para o desenvolvedor. Isso quer dizer que, se você tiver dúvidas de programação durante o seu desenvolvimento, pode tira-las através do suporte também.